Notícias

18/04/2019

Dia Mundial do Câncer procura ampliar conscientização sobre a doença

Uma das estratégias mais efetivas de combate ao câncer é por meio da conscientização e educação sobre a doença. Pensando nisso, diversas datas foram criadas para lembrar a população de cuidados, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Também foi criado o Dia Mundial do Câncer, que é lembrado em 4 de fevereiro. A data foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Os casos de câncer de pele correspondem a 30% dos diagnósticos dessa doença no Brasil. A forma não melanoma - a menos agressiva - é a mais frequente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 165 mil novos casos a cada ano. Apesar dos números que assustam, esta é uma doença com grandes chances de cura, se for detectada e tratada precocemente.



Por isso, é muito importante estar atento aos sintomas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica alguns sinais:



*Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;



*Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;



*Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.



Algumas dicas para se prevenir contra a doença, segundo o INCA, são evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e usar proteção adequada como roupas, bonés e chapéus de abas largas. O Instituto ainda salienta a necessidade de aplicar na pele, antes antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo.



Trabalhadores que se expõem ao sol todos os dias, como pedreiros ou agricultores, precisam prestar ainda mais atenção nos cuidados contra o câncer de pele. Conheça neste link a linha de proteção solar Rezymom.



 



Texto: Sabrina Didoné (jornalista - MTB 18277/RS)





Fontes: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma



http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/



https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-cancer



 



TAG: protetor solar, câncer de pele, prevenção ao câncer, sintomas de câncer de pele,  filtro solar, proteção solar, saúde do trabalhador, equipamento de proteção individual, EPI, regulamentado pela Anvisa