Notícias

21/11/2019

Novembro tem Dia Nacional de Combate ao Câncer

A data de 27 de novembro é marcada por ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Seu objetivo é levar informação a toda a sociedade. E você sabia que o câncer de pele também é grave? O melanoma, sua forma agressiva, tem grande poder de se espalhar para outros órgãos (metástase). Esta é uma doença subestimada, já que muitas pessoas, mesmo com o diagnóstico, não procuram tratamento adequado. O câncer de pele é o mais frequente no mundo, mas a boa notícia é que o tipo melanoma representa apenas 3% dos casos da doença no Brasil, segundo o Inca. O mais comum é o não-melanoma, que leva mais tempo para evoluir para metástase.



De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. A maioria dos diagnósticos ocorre na região Sul, onde a concentração de pessoas com pele clara é maior. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.



A doença tem fatores genéticos e ambientais que propiciam seu surgimento. Pessoas com histórico na família tem maior incidência do problema. Além disso, os riscos são aumentados ao se expôr ao sol, sofrendo queimaduras, ou por meio do acúmulo da exposição à radiação ultravioleta.



Para se prevenir, deve-se evitar se expôr ao sol das 10h às 16h e, quando necessário, usar protetor solar, chapéus, sombrinhas e barracas. Também é muito importante fazer um exame dermatológico anual.



Além dos cuidados de cada indivíduo, ainda vale ressaltar a importância das campanhas de conscientização na sociedade e também nas empresas. O empregador precisa estar atento e oferecer proteção ao sol à sua equipe. Por mais que o protetor solar não seja considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), ele é importante para a saúde de todos, sobretudo aos trabalhadores que exercem atividades ao ar livre.



Conheça neste link a linha de proteção solar Rezymom.



Leia também neste texto do blog da Rezymom aos sintomas do câncer de pele.



 



Texto: Sabrina Didoné (jornalista - MTB 18277/RS)



 



Fonte:



 R7 - https://noticias.r7.com/saude/fotos/o-cancer-de-pele-e-subestimado-entenda-os-perigos-do-melanoma-29052019#!/foto/3



 



Inca - https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma



 



TAG: protetor solar, câncer de pele, prevenção ao câncer, causas de câncer de pele, dados câncer de pele, melanoma, filtro solar, proteção solar, saúde do trabalhador, equipamento de proteção individual, EPI, regulamentado pela Anvisa