Notícias

15/01/2019

Mosquitos representam grande ameaça à saúde humana

Apesar de seu pequeno tamanho, o mosquito é um dos animais mais nocivos - na verdade, ele é considerado o animal mais perigoso do mundo. Isto porque ele é o agente transmissor de diversas doenças graves, além de ser encontrado em grande abundância em qualquer parte do mundo.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 725 mil pessoas vão a óbito anualmente por enfermidades contraídas pela picada de mosquitos. Uma das doenças transmitidas pelo inseto e que causa grandes problemas de saúde é a malária: ela afeta afeta 200 milhões de pessoas por ano, das quais 430 mil morrem. Destas, 70% são crianças com menos de 5 anos de idade. A malária é a doença mais frequente nos hospitais e centros de saúde da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras.



Estes animais ainda são os responsáveis pela disseminação da dengue, da chikungunya, do vírus da zika, a febre amarela e a encefalite (inchaço e inflamação do cérebro). A zika, por exemplo, é a responsável pela microcefalia em bebês cujas mães foram picadas durante a gravidez, causando graves danos a uma geração inteira de crianças.



O combate mais eficaz contra o mosquito continua sendo a prevenção a sua disseminação: evitar focos de água parada para combater o nascimento das larvas. Manter caixas d`água fechadas, colocar areia nos vasos de plantas, limpar calhas e colocar desinfetante em ralos são excelentes medidas. Dormir sob mosquiteiros também pode ser eficaz. Ainda, pode-se usar inseticidas e repelentes.



A Rezymom ajuda nesta estratégia de combate às doenças provocadas por mosquitos com um produto 2 em 1: o Protetor Solar Rezymom FPS 30 com repelente. Ele oferece alta proteção aos raios solares, ao mesmo tempo que repele a ação de insetos na pele. O creme mantém afastados também os mosquitos Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti e Anopheles sp, responsáveis pela dengue, chicungunha, zika, malária.



 



Texto: Sabrina Didoné (MTB 18277/RS)



 



Fontes:



https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-36342881



https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/malaria



 



 



TAG: repelente, mosquito, zika, malária, dengue, combate à dengue, protetor solar com repelente, chicungunha