Notícias

26/08/2019

Cuidados com a pele no inverno: proteção e hidratação

As temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar no inverno podem causar o ressecamento da pele – não apenas do rosto, mas do corpo todo. Nesta época, temos a tendência a tomar banhos mais quentes, o que também prejudica a epiderme, já que a água em temperatura mais elevada remove a oleosidade natural de forma mais intensa.



Um sintoma típico da pele mais seca é o esbranquiçamento e a descamação. Também podem ocorrer rachaduras, coceiras e até alergias provenientes de tecidos mais pesados utilizados nesta época, como a lã.



Alguns cuidados básicos com a pele são manter o uso do protetor solar, pois a radiação também preocupa, mesmo com as baixas temperaturas. E não esquecer fundalmentalmente da hidratação, já que a pele apresenta um ressecamento bem mais importante nesta época do ano.



O Creme Protetor Especial 3 em 1 Rezymom protege a pele dos efeitos agressivos do frio, evitando ressecamento e rachaduras. Também contém função regeneradora, que pode auxiliar na recuperação. Pode ser aplicado no corpo todo, inclusive no rosto.



Confira outras dicas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia de cuidados para manter a pele hidratada no inverno:



- Beber no mínimo dois litros de água por dia;



- Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;



- Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme;



- Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);



- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.



- Usar filtro solar diariamente.



É importante destacar que no caso do agravamento de sintomas de qualquer dessas doenças mais comuns no outono, é necessário consultar um médico.



Texto: Sabrina Didoné (jornalista - MTB 18277/RS)



Fonte: SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia



 



TAGS: inverno, ressecamento, pele no inverno, luva química, EPI, equipamento de proteção individual, protetor com CA, certificado de aprovação, creme protetor, regenerador, creme 3 em 1, creme para tinta, creme para salão de beleza, creme para proteger contra tintura de cabelo, creme para hidratar, creme hidratante, creme visível a luz negra, creme isento de silicone, creme de secagem rápida, protetor contra cimento, protetor contra cal